sábado, 7 de julho de 2012

LIVRO

Formação de leitores surdos e a educação inclusiva
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira

Sinopse
Ensinar crianças surdas a ler é o grande desafio que este livro discute. Afinal, ao longo da história da educação especial é grande a expectativa que se estabelece no processo de alfabetização da criança surda, tanto por parte de seus familiares quanto dos profissionais que a acompanham.
            Esta obra debate como o surdo, ao se constituir a partir das relações sociais e de outras manifestações de linguagens (oral, expressão corporal e facial, gestos e fragmentos de fala), consegue partilhar situações de produção da linguagem, por meio da leitura.
Ao considerar as crianças surdas como não indiferentes à criação cultural do mundo da escrita, a autora revela preocupação com sua inclusão e com o respeito a seus direitos, percebendo-as como cocriadoras da cultura. Para ela, se não há restrição ao acesso aos bens culturais, entre os quais a língua escrita, e portanto ao ato cultural de ler, pressupõe-se que a língua falada não será para o surdo uma língua estrangeira, e sim, à medida que pode ser compartilhada, também sua própria língua.
            Com vasto material empírico e análise cuidadosa e focada nos aspectos da prática educativa, este livro é particularmente útil para educadores que atuam no ensino regular e são chamados a participar da educação inclusiva.


domingo, 24 de junho de 2012

CRIANÇAS BRINCANDO - Anita Wadlley


 

Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos,

Por favor, não diga que estou apenas brincando.

Porque enquanto brinco estou aprendendo

Sobre equilíbrio e formas.

Quando estou me fantasiando,

Arrumando a mesa e cuidando das bonecas,

Por favor, não fique com a idéia que estou apenas brincando.

Porque enquanto brinco estou aprendendo.

Eu posso ser mãe ou pai algum dia.

Quando estou pintado até os cotovelos,

Ou de pé diante do cavalete ou modelando argila,

Por favor, não me deixe ouvir você dizer: ele está apenas brincando.

Porque enquanto brinco estou aprendendo.

Estou me expressando e criando.

Eu posso ser um artista ou um inventor algum dia.

Quando você me vê sentado numa cadeira

Lendo para uma platéia imaginária,

Por favor, não ria e pense que eu estou apenas brincando

Porque enquanto brinco estou aprendendo.

Eu posso ser um professor algum dia.

Quando você me vê procurando insetos nos arbustos,

Ou enchendo meus bolsos com todas as coisas que encontro,

Não jogue fora como se eu estivesse apenas brincando

Porque enquanto brinco estou aprendendo.

Eu posso ser um cientista algum dia

Quando estou entretido com um quebra-cabeça,

Ou com algum brinquedo na minha escola,

Por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras

Porque enquanto brinco estou aprendendo

Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas.

Eu posso estar numa empresa algum dia.

Quando você me vê cozinhando ou experimentando alimentos,

Por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira.

Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber diferenças.

Eu posso ser um “chef” algum dia.

Quando você me vê aprendendo a pular, saltar,

Correr e movimentar meu corpo,

Por favor, não diga que estou apenas brincando

Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.

Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia.

Quando você me pergunta o que eu fiz na escola hoje,

E eu digo, eu brinquei,

Por favor, não me entenda mal.

Porque enquanto eu brinco estou aprendendo.

Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho.

Eu estou me preparando para amanha.

Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

segunda-feira, 4 de junho de 2012

ESCOLA BILÍNGUE PARA SURDOS!








HOJE PELA MANHÃ REUNIRAM-SE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE PORTO ALEGRE,REPRESENTAÇÕES DE ESCOLAS DE SURDOS,PROFESSORES,ALUNOS E PAIS;REPRESENTANTES DA FENEIS DO RS E BRASIL,DEPUTADO CARLOS GOMES,SENADOR PAIM E LIDERANÇAS SURDAS PARA DISCUTIR E ENCAMINHAR AO GOVERNO A PROPOSTA DE ESCOLAS BILÍNGUES NO NOSSO ESTADO,ONDE A LIBRAS É A PRIMEIRA LÍNGUA E O PORTUGUÊS ESCRITO A SEGUNDA.
AINDA TEREMOS MUITOS ENCONTROS E DISCUSSÕES MAS HOJE FOI MUITO ESPECIAL E EMOCIONANTE!

sábado, 26 de maio de 2012

HAWKEYE E A ORELHA AZUL AJUDA A UMA MÂE E SEU FILHO DEFICIENTE!




Não contente em ser uma das estrelas deste verão super-sucesso Avengers filme ( e com um solo de nova série de lançar este Verão), a Marvel Comics " Hawkeye é agora juntar-se com o herói com deficiência auditiva o companheiro orelha azul para ajudar a impulsionar um real confiança miúdo da vida e inspirando-o a usar o seu aparelho auditivo. Muito bom para um arqueiro, certo? O garoto em questão é de quatro anos de idade, morador de Nova Hampshire Anthony Smith, que se recusava a usar sua "orelha azul" aparelho auditivo porque, explicou, super-heróis não usam aparelhos auditivos. Desesperado por ajuda, a mãe de Antônio Christina D'Allesandro escreveu para a Marvel, na esperança de descobrir um super-herói que provou que ele estava errado - e é aí que o homem com o arco, flechas e propensão para a roupa roxa vem em (Maya Lopez aka Echo é uma outra audição caráter prejudicada em Marvel estável de heróis, embora ao contrário Hawkeye, ela é completamente surdo e não se beneficiaria de um aparelho auditivo). Hawkeye, como fãs de longa data sabe, tem sido deficientes auditivos desde uma batalha com Crossfire na década de 1980, algo que editor Bill Rosemann retransmitida depois de ler e-mail de Christina, como disse a robô de 6 : 




Tom Brevoort [ Marvel vice-presidente sênior de publicação] trouxe perda de Hawkeye de ouvir nos anos 80, que me incentivou a enviar uma foto dos Vingadores da Costa Oeste # cobertura 1 a Christina, sugerindo que ela diga Anthony que não só os super-heróis definitivamente usar aparelhos auditivos, mas que ele poderia ser um vingador honorário se ele usou a sua.
Mas a idéia de Anthony inspiradora não parou por aí. Rosemann continua:
Lauren Sankovitch passou o e-mail para Nelson Ribeiro em edições Coletados, que, em seguida, entregue o seu full-color Masterpiece Marvel Poderoso destacando a Orelha Azul corajoso. Finalmente, Tom Brennan estendeu a mão para Manny Mederos na Bullpen, que então chamou sua equipe-up incrível tiro de Hawkeye e Orelha Azul. Assim como cada um de nossos quadrinhos só podem atingir os leitores através da ação de muitas mãos, isso também foi um verdadeiro esforço de equipe.